segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Viagem por Bento Gonçalves, Gramado, Canela e Canyon do Itaimbezinho - RS em 5 dias, sim é possível!

Para amantes de um bom vinho e espumante, Bento Gonçalves é um bom roteiro para a degustação desses produtos. Lá você pode visitar diversas vinícolas tanto as mais famosas, como também as mais familiares. Se você quer visitar em uns três dias, é possível, porém você deve escolher alguns atrativos, vou postar um modelo de itinerário:

Sexta as 17h - saída de Curitiba para Porto Alegre via áereo, chegando em Porto Alegre, alugue um carro, só tome cuidado com a clonagem de cartão, pois eu e meu esposo tivemos essa sorte! Após, siga viagem até Bento Gonçalves, tome cuidado, pois a estrada não é das melhores e à noite tem pouca iluminação e sinalização ruim, devido à isso, aconselho a ter paciência, pois a viagem pode durar até umas 3 horas, o trecho porém não possui nenhum pedágio. Chegando em Bento Gonçalves, caso você esteja com GPS (o que eu aconselho), se você se hospedar na Rota das vinícolas, coloque para buscar os hotéis e pousadas na hora que você estiver na cidade, pois muitas vezes o gps não encontra antes de chegar na cidade, então coloque no gps o endereço da entrada principal (que é o famoso pórtico) e chegando lá, aí você faz a alteração. Ficamos em uma pousada familiar, chamada Cadivale, é barata, bonita, tem café da manhã e um ambiente super familiar e italiano...pois eles tem um sotaque forte.
Bento Gonçalves RS

Sábado - O dia todo fizemos um passeio que a Giordani turismo vende, que é um combo que você escolhe um transfer in/out - para você poder apreciar os vinhos e espumantes sem pensar que terá que dirigir depois. O primeiro local que visitamos foi a Epopéia Italiana, que conta toda a história da imigração italiana na região, vale muito a pena a visita. Após, fomos até a vinícola Miolo e lá conhecemos toda a história de como é produzido tanto os vinhos como os espumantes e no final uma aula com degustação maravilhosa! Saindo da vinícola, fomos almoçar em um restaurante típico italiano que pertence a mesma agência que organizou o passeio, divina comida, mas o local é um pouco apertado, mas vale a pena. Após almoço viajamos de ônibus até Carlos Barbosa e visitamos a fábrica da Tramontina, após tomamos o trem para Bento Gonçalves, e no percurso, paramos em Garibaldi, lá tiveram apresentações musicais italianas e da região, bem como degustação de vinhos e espumantes. Dentro do trem, além de poder apreciar a natureza, você tem diversas apresentações tanto teatrais, como danças gaúchas e italianas. Recomendo o passeio, mas já deixe reservado o dia todo para isso.

Vale dos Vinhedos
Epopéia Italiana - Bento Gonçalves RS

Maria fumaça - Carlos Barbosa - Garibaldi - Bento Gonçalves

Vinícola Miolo
Vinícola Miolo

Garibaldi RS

Domingo - Você pode optar em fazer o caminho das pedras, você pode visitar diversos atrativos tanto de artesanato, como a venda de salames, produção de erva mate, produtos derivados da ovelha, restaurantes, conhecer a casa onde foi filmado o filme o Quatrilho, a Casa do Tomate onde eles contam como é feita a produção de gasosa na região. Mas você pode também optar em fazer visitas em outras vinícolas e também dar um pulo na rota dos espumantes.


Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra



Caminhos de Pedra

Segunda - pela manhã seguimos para Gramado, não vá por Caxias do Sul, procure o caminho alternativo, o gps irá te mandar provavelmente por Caxias, mas fuja dessa rota. O caminho até Gramado, possui um pedágio, mas a estrada é boa. Chegando em Gramado, você pode ir direto para o centro da cidade, pois foi isso que fizemos e deixar o carro na rua ( não esquecer de comprar o estar - na máquina ou com as guardinhas), no centro você pode visitar o Museu do chocolate, a igreja central, lojas, a praça das Etnias e também o calçadão coberto que fica à frente do local onde ocorre o Festival de cinema. Dá para almoçar por lá, pois são muitas opções, nós optamos por comida alemã. Após, fomos até o Lago Negro que é lindo e você pode fazer uma caminhada. Já no período da tarde, resolvemos visitar a cachoeira do Caracol, fizemos o passeio de bondinho e depois o passeio no parque, que é cansativo, ainda mais se você resolver descer a escadaria que o parque possui, então vá de tênis e roupas confortáveis. Após visitamos a cidade e em frente a igreja de pedra, tomamos chocolate quente em uma das chocolaterias famosas da região.
Parque do Caracol RS

Parque do Caracol Canela RS

Gramado RS

Canela RS

Gramado RS

Gramado RS

Canela RS

Gramado RS

Parque Estadual de Canela RS

Gramado RS


Terça - Logo cedo tomamos a estrada para o canyon do Itaimbezinho, como saímos do perímetro Gramado-Canela, pagamos mais um pedágio, depois de quase 3 horas de viagem chegamos no canyon, o gps manda por uma estrada secundária, mas você tem a opção de ir por dentro da cidade de Cambará do Sul. Chegando no canyon, você irá gastar em torno de umas 3 horas fazendo caminhada e olhando a natureza que é deslumbrante. No fim da tarde voltamos para Porto Alegre e chegamos em torno das 9 da noite, lá dormimos e no outro dia pela manhã retornamos de avião para Curitiba.
Canyon do Itaimbezinho

Canyon do Itaimbezinho

Canyon do Itaimbezinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário