quinta-feira, 2 de junho de 2016

EUROPA - VIAJANDO DE CARRO PELOS PAÍSES - HOLANDA, BÉLGICA, ALEMANHA E REPÚBLICA TCHECA

Narni e Terni - Itália

Nossa viagem aconteceu em Janeiro de 2014, primeiramente fizemos uma parada na Itália de um dia, pois meu marido tinha que finalizar o processo de cidadania italiana, sendo assim, demos um pulo em Terni e Narni, logo após demos início à nossa viagem à Holanda na cidade de Amsterdã, que é lindinha.
Narni

Terni


Amsterdã - Holanda 

Chegamos 1 hora da manhã, ficamos hospedados em um hotel bem central, mas não recomendo, por isso nem citarei o nome, pois é um hotel antigo, o banheiro é horrível, o barato acabou saindo caro, pois o barulho era demais, então a única coisa boa era a localização. No primeiro dia fizemos uma caminhada pelo centro visitando várias lojas, passando pelos principais pontos como a estação central, coffee shops, igreja (que incrível que pareça as vitrines de mulheres semi nuas ficam logo ao fundo da igreja), visitamos também o museu Rijksmuseum (devido ao tempo não visitamos o museu de Van Gogh, mas nesse museu você pode apreciar algumas obras do mesmo). A Casa de Anne Frank é outro local que você deve ter paciência, pois a fila é enorme para entrar, então esse passeio não fizemos, apenas passamos em frente.
Um local interessante é o museu do sexo, que fica próximo da estação central e se você está em Amsterdã, deve ser parada obrigatória. Outro local que visitamos foi o bar de gelo, mas não aconselho, pois é muito apertado pelo número de pessoas que eles colocam dentro, pois todos devem usar roupas especiais e lá dentro é passado um vídeo e lhe fornecem 2 bebidas dentro de um copo de gelo - e não permitem fotografias dentro do local, pois a ideia deles e tirar e vender para você depois. Outra coisa imperdível são os canais, que já são um tremendo atrativo com suas casas flutuantes, tudo parece ser de boneca, pois os holandeses tem enormes janelas e colocam muitas coisas nela, chegando a parecer uma vitrine de loja, mas na verdade é a casa da pessoa.

Coisas para comer é o que mais tem, mas se você estiver por lá, tem que experimentar a batata no cone, stroopwafel, croquetes, bolas de queijo - as famosas comidas que ficam em uma parede e você pode escolher a quantidade para comer, uma verdadeira perdição.

Batata no cone

Ice Bar



Harlingen - Holanda

Logo após 2 dias de visita em Amsterdã, fomos para Harlingen, uma pequena cidade no interior da Holanda, parece que você está em um conto de fada, tudo lindo e perfeito. A cidade é pequena, mas muito aconchegante. Visitamos um pequeno museu que conta a história da cidade, vale a pena a visita. Até andar de bicicleta, a última vez que andei antes desse dia foi 15 anos atrás.





Museu da cidade

Ficamos 2 dias e logo após iniciamos o nosso tour de carro pela Europa - Holanda, Bélgica, Alemanha e República Tcheca.


Antuérpia - Bélgica

 Saímos cedo de Harlingen à caminho de Antuérpia, como os dois países são próximos, a viagem não demorou muito, foram aproximadamente 3 horas de viagem até a cidade, que é uma cidade portuária, pois é conhecida por ter o maior porto do mundo. Visitamos a parte central da cidade, que tem uma arquitetura maravilhosa. Em frente ao castelo (Het Steen) havia um estacionamento pago, deixamos ali, pois era muito mais cômodo, mas um detalhe: leve seu cartão de crédito internacional, pois o pagamento é feito por uma máquina e não aceita dinheiro.

Praça Grande

Castelo
Praça Grande e vista da catedral da cidade - detalhe para visitar a igreja tem que pagar um valor de entrada

Logo após a visita, comemos as famosas batatas fritas belgas e logicamente o Waffle com chocolate, que é uma delícia. E seguimos viagem para Bruxelas a capital, onde passamos um noite.

Bruxelas - Bélgica

A viagem entre Antuérpia e Bruxelas durou aproximadamente 2 horas, chegamos no final da tarde e fomos direto para o hotel, que também foi outra experiência desagradável de hotel, pois o hotel ficava em frente à uma praça e havia um pouco de barulho, não era tanto como o de Amsterdã, mas era complicado de dormir. Mas enfim, eram férias e deixamos isso de lado para nos divertir, mas nem vou citar o nome, pois não aconselho. Deixamos o carro estacionado na rua, pois lá na Bélgica não há problemas e nem taxa de cobrança por deixar estacionado na rua, mas dependendo dos países não tem como, que é o caso da Alemanha, pois se você deixar o carro estacionado pode até ser multado. Logo após fazer o check in, fomos caminhar pela cidade, conhecemos a parte central da cidade e visitamos os principais monumentos, bem como lojas e lojas de chocolate belga, pois esse item não poderia faltar comprar. Visitamos o Grand Place, Manneken Pis e logicamente o Hard Rock Café que ficava bem no Grand Place e comemos um sanduíche maravilhoso, e detalhe é que o atendimento foi em português na entrada, pois o recepcionista era da Bélgica, mas sua mãe brasileira, só não sei se ele ainda trabalha neste local, enfim o atendimento foi fantástico.

Grand Place

Hard Rock Café

Lojas
Manneken Pis

Grand Place


No outro dia pela manhã, fomos no Atomium e fizemos uma caminhada pelo parque que fica ao arredor do local. Nesse local estacionamos o carro na rua, mas tivemos que comprar tipo um Estar para deixar o papel dentro do carro pelo tempo que iríamos ficar lá. Essa máquina aceita dinheiro, então compramos e colocamos dentro do carro, para que caso algum guarda passasse, iria ver que havíamos comprado esse estar. Para entrar no átomo tem uma taxa, mas acabamos não entrando, pois a ideia era conhecer o átomo por fora, mas dizem ser interessante de ver por dentro também.







Se você irá viajar de carro pela Europa, você deve ficar atento as regras de trânsito, uma coisa interessante é que você deve abastecer e pagar, não existem frentistas, tanto na Holanda, Bélgica, Alemanha, Itália e República Tcheca..ambos você deve abastecer...Outra coisa são os limites de velocidade, nas Autobas, geralmente não existe um máximo como é o caso da Bélgica, Holanda e República Tcheca que é de 130 kilometros, já a Alemanha não possui limite, então cuidado!! Para estacionar, no centro de Bruxelas, você consegue estacionar gratuitamente, já nas redondezas e na maioria das cidades da Europa você deve comprar um parking (máquina) que é encontrado na rua, conforme foto, você escolhe o tempo, paga e recebe um papel, com este você coloca no carro para constar o horário de entrada e saída. Toda estrada tem paradas para os motoristas poderem esticar as pernas, enfim as estradas são sensacionais e não possuem pedágio (Bélgica, Holanda, Alemanha e República Tcheca)

 Frankfurt - Alemanha

 Nesse mesmo dia do passeio seguimos até Frankfurt na Alemanha e fomos direto para o hotel. A viagem entre essas duas cidades é de 3 horas aproximadamente, chegamos lá no meio da tarde e deu tempo de dar uma caminhada pelo centro e fazer umas compras. No hotel havia estacionamento, mas teria que pagar a parte, pois se deixasse na rua, poderia levar alguma multa, pois naquela região só podia estacionar os moradores da região. Nosso hotel ficava próximo ao zoológico da cidade (Admiral Hotel), e esse hotel eu aconselho, pois não havia barulho e tinha estacionamento, então valia a pena pelo custo benefício, além da localização central. No jantar comemos o famoso pão com salsicha, que é delicioso.


No outro dia pela manhã saímos caminhar pela cidade e visitar o museu arqueológico e a catedral da cidade que fica bem no centro da cidade e logicamente a famosa praça Romerberg.

Catedral - a entrada é gratuita


Romerberg

Museu



Praga - República Tcheca

Nesse mesmo dia saímos à destino de Praga, mas um conselho importantíssimo, troque o euro pela moeda local nas casas de câmbio que ficam na área central, pois se você pagar com o euro eles até aceitam, mas fazem um câmbio super ruim. Chegamos bem tarde, pois demora 5 horas aproximadamente de viagem, mas cuidado, na Alemanha são as famosas autobans e você pode correr à vontade, mas dirija com cuidado.

Quando chegamos na cidade, fomos direto para o estacionamento pago central que fica junto à estação de metro da cidade, o pagamento você pode fazer nas máquinas ou para uma pessoa que fica em atendimento. Nesse mesmo local há um shopping e ali você pode trocar as moedas (coroa Tcheca) por um câmbio mais justo. Ficamos hospedados em um local central, mas um pouco bizarro, pois como chegamos tarde, a nossa chave estava dentro de uma caixa de correio que continha uma senha que o hotel manda para você abrir quando chegar, pois não há uma recepção, então você entra como se fosse um prédio, e claro junto com a chave havia um mapa com a indicação de como chegar nesse studio. Mas detalhe, esse studio ficava no último andar e para subir, apenas de escada, então se tiver muitas malas não aconselho, mas o local é maravilhoso e o bom é que dava para cozinhar e não havia barulho, além disso havia uma varanda. O nome da pensão é Platan, e o melhor de tudo é o preço, pois na época saiu a diária por 35 euros.
No outro dia passamos por diversos pontos turísticos que ficam bem no centro e próximos dessa pensão, são eles: Praça da cidade velha onde fica o famoso relógio astronômico, bem como a catedral, lojas e cafés, lojas de marionetes, bem como a torre com a ponte que dá para a parte nova da cidade.

Loja de marionetes




Varanda do studio

Prédio dançante

Kutna Hora - República Tcheca


Nesse mesmo dia no meio da tarde fomos até Kutna Hora conhecer a igreja feita com ossos humanos, você paga uma taxa para entrar e recebe um informativo em seu idioma contando toda a história, junto com a igreja tem um cemitério também, a cidade fica 1 hora da capital.




Berlim - Alemanha

 Depois da visita logo seguimos para Berlim, mas uma dica importante: abasteça o carro na República Tcheca, pois o trecho entre Praga e Berlim você quase não encontra posto de gasolina e nós quase ficamos na estrada por conta disso, mas acabamos entrando na cidade de Dresden e abastecendo por lá, chegamos pelo impulso do vento..hehe. O tempo que levamos entre Praga e Berlim foi de quase 5 horas, sendo assim chegamos a  noite em Berlim e para ajudar, além de cansados e assustados pelo que aconteceu com o caso da gasolina, chegamos no hotel e devido a problemas hidráulicos, o hotel nos transferiu para outro local, que não era muito longe dali, mas ficava bem no Red District de Berlim, o único bom é que havia estacionamento e não havia barulho. Neste hotel ficamos 2 noites para poder conhecer Berlim. As coisas não eram muito próximas, então quando não dava para caminhar, usávamos o metro, pois a estação ficava logo na outra quadra. Mas a primeira noite foi assim: saímos para tomar uma cerveja e comer algo, e lógico fomos caminhando, e para voltar pegamos um frio tão intenso que quase não conseguia andar, pois a sensação era de -15 graus, então não faça essa loucura.

Região de pubs - calçada coberta - centro Sony


 No outro dia saímos cedo para caminhar e não perder um segundo da cidade, visitamos os principais pontos turísticos, bem como passamos pela ilha de museus, mas acabamos indo visitar o Museu do Holocausto, fomos no muro de Berlim, no Memorial aos Judeus, Portão de Brandemburgo, Palácios, igrejas e pelo monumento Siegessaule.


Meu sobrenome Schoenberger - quase...

Memorial Judeu


Muro de Berlim




Museu do Holocausto

Ilha de museus


No jantar comemos comida mexicana, que era muito boa, e além de preços justos, dava para matar a fome. E logicamente fomos dormir após comer, pois estava muito frio e não queríamos passar frio que nem aconteceu na noite anterior.

Logo cedo fomos direto para um campo de concentração que fica próximo de Berlim, o Sachenhausen que é enorme e você gasta em trono de umas 3 horas visitando tudo. Mas vale a pena, mas já digo o lugar é de dar arrepios.





Logo após a visita, seguimos para Harlingen novamente e chegamos à noite, pois o tempo entre Berlim e Harlingen é de quase 6 horas, então chegamos e fomos direto para cama. Passamos 10 dias na casa da minha cunhada que vive lá, mas visitamos algumas cidades próximas enquanto ficamos lá, como Sexbierum e na Veneza holandesa - Giethoorn.

Sexbierum

Giethoorn

Terni / Roma - Itália + Vaticano


Após a visita à Holanda, tomamos o avião para a Itália para poder finalizar a cidadania italiana do meu marido e visitar a Capela Sistina, que da vez anterior que vistamos Roma em 2010 não houve tempo para visitar. Como era dia dos namorados e em Terni o padroeiro é San Valentino, participamos da festa do dias dos namorados, que é bem famosa na cidade. E logicamente no outro dia, visitamos a Capela Sistina, sendo que ficamos hospedados em um hotel próximo ao Teatro Dell'opera, mas não aconselho, pois é um hotel barulhento, mas como eu precisava de algo central, esse estava de bom tamanho e custo. Um detalhe importante é na hora de comprar o ingresso para visitar a capela: compre pela internet, você paga uma taxa, mas pelo menos não perde tempo nas grandes filas, então caso você precise de tempo, compre online. E após a visita de aproximadamente 4 horas, pegamos um transfer que passa no hotel e você paga na hora, vai direto para o aeroporto, que eu aconselho, pois taxistas em Roma são complicados, fui roubada lá, pois eles dizem que você só deu 10 euros e no fim era 20 e dai você acaba dando mais 10 achando que deu errado e nessa eles ganham 10 euros, eu não me recordo do valor, mas era noite e eu estava cansada e ele disse que eu tinha dado um valor a menos e depois fui ver que ele me enganou e ganhou nas minhas costas, então tome cuidado. Nesse hotel havia café e também uma taxa de turismo que você deve pagar na hora. Em 2017 nós pretendemos voltar para a Europa no mês de abril para fazer um cruzeiro no mediterrâneo e a rota do cuco - que fica na Alemanha, logicamente iremos passar por diversos países que ainda não conhecemos, mas logo que voltar posto as informações dessa próxima viagem.

Fila para comprar o ingresso na hora - Capela Sistina

Capela Sistina

Terni - Festa de San Valentino


Nenhum comentário:

Postar um comentário